Ensina Radiólogos

Usando novos parâmetros modificados de reconstrução de imagem odontológica, o software de renderização cinematográfica permitiu a visualização de dentes supranumerários e ectópicos separados do osso circundante em exames de TC, de acordo com um relatório técnico publicado em 4 de abril na Dentomaxillofacial Radiology .

Acredita-se que seja a primeira vez que a técnica de renderização fotorrealista foi usada para visualizar dentes, já que o software de renderização cinematográfica ainda não forneceu parâmetros de reconstrução personalizados para imagens odontológicas, de acordo com os pesquisadores.

“Ao empregar nossos novos parâmetros de reconstrução modificados, sua aplicação apresenta uma abordagem rápida para obter visualizações realistas das estruturas dentárias e ósseas”, escreveram os autores, liderados pela Dra. Ines Willershausen, do departamento de ortodontia e ortopedia orofacial da Friedrich-Alexander -Erlangen-Nurnberg University na Alemanha.

Uma menina de 11 anos com um canino impactado horizontalmente e um canino decíduo persistente
Uma menina de 11 anos com um canino impactado horizontalmente (setas brancas) e um canino decíduo persistente (pontas de setas brancas). (a) Um raio-x da boca da menina. (b) Parâmetros de reconstrução semitransparentes são usados ​​para visualizar ossos, dentes e diferentes tecidos dentários. (c e d) Os dentes e o tecido ósseo com um núcleo macio mostram uma visualização fotorrealista tanto na visão frontal quanto na lateral.

Recentemente, a renderização cinematográfica, uma tecnologia que usa dados derivados de imagens de TC e TC de feixe cônico, tem sido usada como uma abordagem alternativa para visualizar dados volumétricos de imagens médicas. Desde a sua introdução, a renderização cinematográfica encontrou aplicações na pesquisa clínica médica e na educação anatômica, mas não foi adaptada à odontologia. Atualmente, há apenas pesquisas limitadas sobre essa tecnologia em odontologia. Principalmente, a renderização cinematográfica se concentrou em fraturas e carcinomas como indicações maxilofaciais, escreveram os autores do relatório.

No relatório, os pesquisadores usaram renderização cinematográfica para a visualização de imagens volumétricas de conjuntos de dados de TC de face média. Parâmetros de reconstrução predefinidos foram especificamente modificados para visualizar casos ortodônticos complexos em crianças com dentes ectópicos, impactados e supranumerários. Usando a funcionalidade de mascaramento e janela do aplicativo Cinematic Anatomy da Siemens Healthineers , a mandíbula superior e inferior e as respectivas dentições foram facilmente segmentadas, criando imagens de aparência natural para representações realistas da anatomia, escreveram os autores.

Um menino de 11 anos com um mesiodens e um dente suplementar no palato duro
Um menino de 11 anos com um mesiodens e um dente suplementar (setas brancas) no palato duro. (a) Uma radiografia da boca do menino. (b) Uma exibição dos parâmetros de reconstrução semitransparente. (c e d) Os parâmetros de reconstrução óssea com kernel mole podem levar a artefatos em regiões com dentes próximos (círculo amarelo em d, e e f). A mesma situação é mostrada com kernel duro, permitindo melhor diferenciação entre as raízes do mesiodens e do dente 21 (círculo amarelo em f).

Os pesquisadores observaram que o tempo atual de reconstrução de até 24 horas não é razoável para aplicações clínicas de rotina. No entanto, à medida que o software passa por atualizações, espera-se que o tempo de reconstrução diminua significativamente, escreveram eles.

“(No entanto,) a relação espacial 3D dos dentes, bem como sua relação estrutural com a dentição antagonista, pode ser imediatamente investigada e destacada por visualização 3D interativa e separada após a segmentação por janela”, escreveram Willershausen e seus colegas.

Fonte: auntminnie.com